Bom, está na hora de darmos o ponta pé inicial em 2020, não é mesmo? Começar um novo ano com as energias renovadas e claro, com as visões reformuladas. Esse início de década é um marco para nosso planeta, então, que tal pensar em algumas resoluções para um 2020 mais sustentável?

Digo um marco, pois este é o ano que irá marcar como foi o progresso coletivo depois da adoção do Acordo de Paris. Será que depois desses 5 anos que se passaram, os desafios globais conseguiram ser atingidos em escalas internacionais?

Este é o ano também que definirá mais de 65 eleições este em no mundo todo! Ou seja, é momento de todas as comunidades e principalmente nós, indivíduos, divulgarmos nossas prioridades e mostrarmos o que queremos para os novos líderes em questão.

2020 também é o ano que marca os 50 anos do Dia da Terra, em 22 de abril, onde poderemos e devemos mobilizar milhões de pessoas em todo o nosso planeta em como precisamos ser mais sustentáveis, caso quisermos um país melhor para se viver.

Mas ok, não precisamos esperar até abril para iniciar nossas próprias mudanças, correto? Que tal começarmos a combater as mudanças climáticas, com ações políticas ousadas e transformadoras, a partir de nós mesmos?

Isso inclui mudanças nas indústrias e em diversos setores, porém, se a mudança não se iniciar em ações individuais, tudo será em vão. Nós da Thirty Seven Trend, apoiamos um planeta sustentável, e não é de hoje. Pensando nisso, criamos um post com 10 resoluções que você mesmo pode iniciar em sua casa, na sua cidade, no seu próprio bairro. E assim, começar essa nova década com atitudes que podem auxiliar na renovação do planeta! Vamos com a gente?

O que é possível fazer para se ter um 2020 mais sustentável

Você pode limpar sua própria comunidade ou mesmo adubar sua própria horta com restos de comida, porém, infelizmente isso não é tudo para que você possa transformar o modo de viver. E tampouco ter um 2020 mais sustentável. Não que isso não ajude, mas chegamos em um momento onde precisamos de ações políticas mais ousadas, aí que está principalmente o seu poder como eleitor e de mudanças que obriguem as indústrias a transformarem os diversos setores do planeta.

Nesse ínterim, quais são os atos que podemos colocar em ações continuadas e aumentar a ambição dia após dia, semana a semana e ano após ano para deixarmos nosso planeta mais sustentável e melhor de se viver?

Sabemos que não é uma tarefa das mais fáceis, mas pode ser um desafio confortável para colocar em prática neste novo ano que se inicia. Vem com a gente e vamos criar um 2020 mais sustentável para mim, para você, para o seu bairro, cidade e claro, para nosso planeta! Confira!

1-    Que tal começar um janeiro vegano?

Janeiro por si só, já um mês onde grande parte das pessoas já começam a se desafiar. Depois das grandes festas de final de ano, o fígado pede uma pausa, não é mesmo? Então vamos começar um 2020 mais sustentável dar um descanso para o nosso amado, amigo?

Além de claro, tentar passar o mês ingerindo alimentos a base plantas, é umas das melhores atitudes que você poderá fazer pelo meio ambiente já de antemão.

O mês denominado mundo a fora como “Veganuary” consistem em passar um mês sem ingerir carne e laticínios, e se preferir, ajuste sua dieta para o ano todo incluir mais plantas em todas as suas refeições. Não só em janeiro, mas que transformar 2020 mais sustentável aderindo uma dieta baseada em alimentos saudáveis e que não comprometam o clima mundial?

2-    Dê preferência aos produtos Cruelty Free

Nós da Thirty Seven Trends somos adeptos, desde roupas aos produtos de beleza, que sejam produtos cruelty free. Ou seja, todos os produtos que você encontra em nosso site, e que defendemos a utilização jamais são testados em animais, como tampouco possam representar qualquer tipo de crueldade para os bichinhos.

Outra excelente maneira, seguindo a dica dada acima, caso para você um mês todo ainda seja muito desafiador viver sem carne. Que tal eleger um dia por semana como um dia vegetariano?

Isso mesmo, basta se comprometer pelo menos um dia de sua semana em ter uma alimentação mais ecológica e muito mais saudável. Que tal as segundas-feiras, que são as conhecidas segundas sem carnes? Comece hoje mesmo!

3-    Faça você mesmo

Aqui em nossos posts você já viu diversas sugestões de como você fazer parte de uma lista de resoluções ecológicas. E uma das mais ditas aqui, é a famosa `Do It Yourself´, ou em português mais claro – ´faça você mesmo´.

Uma grande tendência para um 2020 mais sustentável e que tem crescido diariamente. Dê asas à sua própria criatividade, se liberte das amarras e transforme o que você já tinha dado como inútil em sua casa ou no guarda-roupas, e produza peças únicas para se vestir, para decorar ou até mesmo para as crianças brincarem.

4-    Pule o carro, pule a academia!

Já pensou em aumentar o volume do seu fone de ouvido, deixar o carro e a academia um pouco de lado e ir para os mais diferentes lugares, caminhando?

Ok, temos a noção de que isso pode não funcionar para todas as pessoas. Entretanto, se isso puder fazer parte de sua realidade, comece 2020 com um excelente exercício e o melhor, de graça!

Enquanto você, literalmente dará uma mordida e tanto em sua pegada de carbono pessoal, abandonará em cada quilômetro que não estará dirigindo, a redução da produção de carbono em alta escala.

5-    Adube mais seu 2020

Um dos pontos que que mais contribui para as mudanças climáticas, é o desperdício de alimentos. Basta um pensamento rápido, quando está jogando comida no lixo, está automaticamente desperdiçando inúmeros recursos que são altamente necessários para poder crescer, colher e ter sua própria comida.

Alimentos desperdiçados ficam em aterros, onde é produzido o poderoso gás metano. Isso mesmo, o gás que é 34 vezes mais potente, e que em períodos de 100 em 100 anos se transforma em dióxido de carbono.

Se pudéssemos chamar o desperdício alimentar de país, ele seria simplesmente o terceiro maior emissor do mundo, ficando para trás somente os EUA e a China. Assustador, não é mesmo?

Ou seja, para um 2020 mais sustentável, coma o máximo que puder de todos os alimentos, salve todas as sobras e as utilize como adubo.

Ah, se você não onde adubar, basta procurar um mercado de agricultores local em sua cidade ou bairro. A grande maioria possuem serviços municipais que fornecem compostagem gratuitas para moradores, ou então, combine com pessoas do seu próprio bairro a dividirem um espaço e criar um serviço de compostagem entre vocês.

6-    Abandone as sacolas plásticas de uso único

Quer um dado assustador? Uma simples sacola plástica, é utilizada em média somente por 15 a 20 minutos. Ou seja, enquanto somente uma delas possui uma vida útil de 500 até 1000 anos em um aterro.

Será que não é momento de abandonar essa conveniência que é extremamente inconveniente para todo o planeta? Comece a utilizar bolsas reutilizáveis, mochilas ou algo que você possa utilizar mais vezes sem a necessidade de descartar tão rápido assim.

Tente passar um dia todo sem plástico. Pode parecer muito mais difícil do que imaginamos, ok, mas certamente irá te trazer uma visão muito além do quanto isso é ruim para nosso planeta. De como o plástico vem sendo o maior e principal problema para aumentar os níveis caóticos de problemas climáticos em todo o mundo!

7-    Compre produtos de segunda mão

Sempre que possível, compre produtos de segunda mão. Sabemos que isso não é possível para todas as áreas de nossas vidas, mas que tal optar por coisas como móveis e até mesmo roupas, que já possam ter sido utilizadas. E que estejam em bom estado de conservação?

8-    Apoie o máximo de organizações climáticas de todo o mundo

Pesquise, eduque-se e se informa sobre as organizações, pessoas e ações climáticas que estão fazendo a diferença em todo o planeta. Seja através de assinaturas de petições, adesão a protestos ou mesmo doações. Você pode sim com pequenos gestos ter um 2020 mais sustentável!

Embora estejamos falando de ações “individuais” para criar um planeta mais saudável, é preciso sim cobrar ações de grandes organizações e dos governos para que nos escutem e tomem as medidas necessárias para termos uma década mais sustentável!

9-    Utilize produtos ecologicamente corretos em seu dia a dia

Para um 2020 mais sustentável, que tal começar utilizar alternativas ecológicas em seu dia a dia? Seja pela utilização de produtos de limpeza não tóxicos, produtos sanitários sustentáveis e claro, por cosméticos sustentáveis.

É muito mais simples do que você imagina, e existem uma enorme quantidade de produtos que são fabricados e pensados em um mundo mais sustentável para todos nós.

10 – Leia mais livros

Deseja uma lista de resoluções para um 2020 mais sustentável? Então busque por informações! Existem inúmeros livros que podem auxiliar em como ter uma vida mais sustentável em seu dia a dia, e que falam como está o clima e o meio ambiente em todo o mundo. Quem deseja ser mais ativo em práticas sustentáveis, precisa e deve se informar!

Essas foram as 10 resoluções para um 2020 mais sustentável que nós da Thirty Seven Trends separamos para vocês? Vamos começar juntos uma nova década com diferentes atitudes e ações que possam transformar as nossas e as vidas de todo o planeta? Comecemos juntos!

SOBRE A AUTORA

THAIS MALULY

Jornalista, redatora e uma canceriana sonhadora. Acredita que viver é desenhar sem borracha! Gosta daquilo que a desafia. O fácil nunca a interessou. Já, obviamente impossível sempre a atraiu e faz de todos os seus recomeços e desafios uma força tangente para seu crescimento. Acredita que a união de pessoas podem e conseguem fazer desse planeta um local muito melhor de se viver. O amor sempre será a resposta!