Antes de mais nada, a maior ameaça para o planeta, a vida selvagem e as pessoas é a mudança climática. Inúmeras comunidades em todo o mundo já sentem o impacto com o aquecimento das temperaturas, levando o clima ao extremo. E quanto a nós? O que podemos fazer para ajudar o planeta?

Não estamos falando de ameaças distantes, a mudança climática é algo que já está acontecendo e temos por obrigação, fazer algo que possa minimizar tais impactos.

Bem como, já temos um grande conhecimento e inúmeras ferramentas para ao menos frear as mudanças climáticas. Basta apenas saber como utilizá-las da melhor maneira.

Já existe a consciência de que são precisas mudanças sistêmicas. E mesmo que isso não esteja acontecendo diretamente a você, é preciso efetuar mudanças em níveis individuais. Podemos sim mudar o sistema, principalmente, quando as pessoas resolvem desafiar o status quo.

Sem contar no tanto de matérias-primas que podem ser substituídas por opções que não poluem, sem materiais excedentes etc. Que tal começar você mesmo a ajudar o planeta a ser um local melhor para nós mesmos, para a vida selvagem e para o bem de nossa “casa” – o planeta.

Confira agora 20 maneiras simples e fáceis de poder ajudar a manter um planeta mais sustentável.

1-    Ajudar o planeta aderindo a utilização da moda sustentável

Como já falamos em posts anteriores, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Até porque, a moda já é uma das indústrias que mais poluem o planeta. Então, como ajudar o planeta através de suas roupas?

Aprendendo a utilizar e comprar roupas de estilistas de moda sustentável. Fugindo de uma vez por todas da chamada fast fashion e aderir ao sistema slow fashion. Como bate exatamente o coração da Thirty Seven Trends.

Conheça nosso time de designers e adquira peças exclusivas e totalmente sustentáveis.

2-    Substituir poliéster por tecidos orgânicos

Ao lavar roupas de malha, lã ou tecido plano feitas de poliéster, acrílico e nylon, pequenas microfibras são eliminadas durante o processo, independente se são fibras virgens ou recicladas. Por serem muito pequenas, os filtros das máquinas de lavar convencionais não conseguem retê-las.

Essas micropartículas ( com menos de um milímetro de diâmetro) e fibras acabam contaminando plâncton, que serve de  alimento para os animais aquáticos. O plâncton marinho é composto por milhares de organismos microscópicos. Esses pequenos animais acabam ingerindo micropartículas de plástico que se soltam durante a lavagem de roupas  sintéticas e poluem os oceanos. Isso vem prejudicando outros animais maiores que se alimentam de plâncton, como tartarugas marinhas, baleias, aves e peixes. Pequenos animais se alimentam do plástico contaminado e ao longo da cadeia alimentar, acabam propagando a intoxicação até os seres humanos. Por isso na hora da compra opte por roupas com tecidos naturais como o algodão orgânico.

3-    Reduza o consumo de energia

Você sabia que cerca de 1/3 das nossas emissões, estão relacionadas ao consumo de eletricidade? Se você deseja ajudar o planeta, que tal reduzir as emissões?

Basta desconectar e desligar todos os aparelhos que não estão sendo utilizados. Utilize lâmpadas com maior eficiência energética, e sempre apague a luz quando sair de algum ambiente.

4-    Abuse do aluguel

Vamos ser conscientes. Por que comprar quando se pode alugar? Seja para carros ou até mesmo roupas em determinadas situações. Atualmente, praticamente tudo que precisamos pode ser alugado.

5-    Reutilizar, upclycle, reparar

De antemão, precisamos acabar com a cultura do descartável. Que tal encontrarmos maneiras de reutilizar as coisas que já temos. Como? Podemos transformar o que já não usamos em algo completamente novo. Basta contar com um pouquinho de imaginação!

6-    Reduza a utilização de plásticos

Segundo índices mundiais, praticamente metade de toda a poluição de nossos oceanos, são provenientes de atividades que acontecem na terra. O plástico vem sendo o grande vilão da catástrofe ambiental. Por isso, é preciso fazer algo a respeito, para ontem!

7-    Compre alimentos de sua proximidade

Os alimentos que são comprados e cultivados localmente, não precisarão viajar grandes distancias, certo? Isso significa redução de carbono e diferentes emissões. Além de ainda apoiar agricultores locais. Basta efetuar uma busca por sua região, que certamente irá encontrar quem venda alimentos livres de agrotóxicos e repletos de saúde.

8-    Lave menos roupas

Em síntese, não estamos dizendo para você não lavar suas roupas. E sim evitar lavagens quando não tiver manchas visíveis ou algum tipo de cheiro desagradável. Assim você economiza água, energia elétrica e suas roupas duram por muito mais tempo. Se utilizar somente uma vez e ver que não existe a necessidade, basta colocá-la no sol por algumas horas e pronto!

9-    Faça compostagem

Sob o mesmo ponto de vista, para quem deseja ajudar o planeta, que tal começar a prestar atenção aos seus restos de comida? Parecem inofensivos, não é mesmo?

Os alimentos, infelizmente, se acumulam em níveis desastrosos nos aterros sanitários. Eles começam a se decompor através da digestão anaeróbica por bactérias. Ou seja, não existe oxigênio suficiente para atingir o grande desperdício que o mundo vive hoje.

E é esse mesmo desperdício que produz o metano, um gás de efeito estufa, que pode ser até 21 vezes mais potente que o dióxido de carbono. Fazer a compostagem é fácil e tem um enorme impacto positivo em nosso planeta e em nossa saúde.

10-Comece a utilizar tanques de água

Outro problema sério que o planeta vive é a escassez de água. E temos a obrigação de tomar medidas para conseguir economizá-la, o máximo que pudermos.

Instale tanques de água em sua casa, ajudando a preservar as reservas, além de contar com suprimento alternativos quando ocorrer alguma restrição em seu bairro ou cidade.

11-Seja um voluntário

Existem inúmeras ONGs ambientais em todo o mundo. E todas elas dependem de voluntários para poder promover suas campanhas. Seja para gerenciamento de eventos, campanhas de rua, protestos, palestras, captação de recursos, petições, trabalho de coalização, lobby político etc.

Se isso soa bem para os seus ouvidos, procure por uma ONG mais próxima a você e veja como pode ajudar o planeta.

12-Plante uma árvore

Essa pode até parecer uma frase clichê, mas o plantio de árvores é a melhor maneira de compensar as emissões que nós mesmos produzimos. Reviva e restaure a biodiversidade de sua rua, do seu bairro, condomínio. Faça mutirões com projetos de plantio de árvores em sua cidade!

13-Faça sua parte.

Leve informação as pessoas sobre as mudanças climáticas e como podem ajudar com pequenos gestos em seu dia-a-dia,  aplique ações mais sustentáveis no seu dia, trabalho e casa. Faça parte da politica da sua cidade e país, certifique-se de escolher um candidato que se preocupa também com o meio ambiente e tem planos de ações para o mesmo.

14-Pague um pouco mais caro, mas compre somente uma vez

Basta voltar ao tempo de nossas bisavós, você se recorda que a maioria dos produtos objetos duravam uma vida toda? Pois bem, sustentabilidade tem tudo a ver em investimento em roupas, produtos e móveis bem feitos.

Serão coisas que não irão precisar além de simples reparos, e não vão acabar se acumulando em aterros sanitários como estamos cansados de ver mundo a fora.

15-Pare de comprar por impulso

Você sabe quando está comprando por impulso? É muito simples de saber, faça as seguintes questões mentais:

– Realmente preciso disso?

– Vou usar mais de 20 vezes?

– Preciso de uma mesma peça, somente de outra cor?

Se para todas as questões sua resposta for NÃO, então pare dê meia volta e não compre.

16-Faça você mesma

Antes de mais nada, essa dica para ajudar o planeta, sabemos que é para quem tem um pouquinho mais de tempo em seu dia a dia. Se for o seu caso, que tal fazer o seu próprio pão? Começar a cozinhar ao invés de comer sempre na rua. São pequenas mudanças na rotina que já auxiliam e muito a mudar o mundo.

17- Recicle o seu lixo

Uma medida simples que auxilia no gasto desnecessário dos recursos naturais de nosso planeta. Além de ainda ajudar na concentração e diminuição de lixo no ambiente.

18-Utilize o veículo somente quando necessário

Outro grande vilão do meio ambiente são os carros. São eles os responsáveis por uma enorme quantidade de poluentes em nossa atmosfera. Dessa maneira, ao restringir sua utilização, ajudará o planeta.

Comece a fazer percursos a pé, quando o destino for próximo, por exemplo. E vale ressaltar, que você que possui um veículo é necessário sempre realizar manutenções, evitando que mais poluentes sejam liberados no meio ambiente.

19-Lave a seco

Usar essa alternativa, por exemplo, para os veículos pode chegar a economizar até 316 litros de água para cada um, em média.

20 – Fuja do fast-fashion

Temos uma cultura de que comprar barato é o ideal e também o bolso agradece. Porém, será que vale mesmo a pena pagar por peças que serão temporárias e que irão causar danos irreversíveis para o planeta?

Comece a consumir produtos de marcas locais, e tenha certeza de que irá se surpreender com a quantidade de marcas artesanais. Assim você apoia a economia local e os pequenos produtores.

Busque por marcas que foquem na produção sustentável, utilizando materiais de reuso, algodão orgânico, couro orgânico etc.

Essa última dica para ajudar o planeta você encontra aqui na Thirty Seven Trend, marcas artesanais, sustentáveis e slow. Nós apoiamos o consumo consciente e a moda sustentável, aqui no nosso marketplace você encontra marcas que foram selecionadas por nós com todo carinho J

Prontos para ajudar o planeta com a gente?

SOBRE A AUTORA

THAIS MALULY

Jornalista, redatora e uma canceriana sonhadora. Acredita que viver é desenhar sem borracha! Gosta daquilo que a desafia. O fácil nunca a interessou. Já, obviamente impossível sempre a atraiu e faz de todos os seus recomeços e desafios uma força tangente para seu crescimento. Acredita que a união de pessoas podem e conseguem fazer desse planeta um local muito melhor de se viver. O amor sempre será a resposta!