Mude suas escolhas, compre de quem faz!

Carrinho

Sem sombra de dúvidas, sustentabilidade vem sendo a palavra de ordem do século XXI. Até porque, o mundo está chegando ao seu limite de fornecimento de recursos naturais e isso já foi provado inúmeras vezes! Diante dessa situação, existem atitudes que você pode tomar e fazer com o que o mundo se torne mais sustentável. Como? Já pensou em maneiras de como pode, por exemplo, reduzir o seu lixo diariamente?

Isso mesmo, em sua própria casa, em seu dia a dia e até mesmo em torno de todos os locais que você frequenta. Dessa maneira, você ajuda o mundo a se tornar mais sustentável e ainda influência quem está mais próximo de você.

Quem nos acompanha no Instagram, já deve ter visto nosso vídeo onde damos 5 dicas básicas de como você pode reduzir o seu lixo, e para dar um impulso a mais e você começar 2020 com o pé direito, e produzindo menos lixo para o planeta, resolvemos fazer um post direcionado a este assunto extremamente importante.

Só para dar um exemplo, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no Brasil, são produzidos cerva de 230 mil toneladas de lixo diariamente! Um número que representa, mais ou menos, uma média por dia um quilo de lixo produzido por habitante.

Assustador, não é mesmo? E se você é uma pessoa que está buscando uma vida mais consciente e sustentável, que tal começar o novo ano com o pé direito?, esse post vai te dar aquele empurrãozinho que estava faltando.

Separamos 20 maneiras de como reduzir o seu lixo diariamente!

Como reduzir o seu lixo e ajudar o meio ambiente

A principal forma de como reduzir o seu lixo diariamente, é diminuir a quantidade de produtos que você consome. Por esse motivo, as dicas que vou dar a seguir, consistem basicamente em formas de reduzir não somente o descarte do lixo, e sim ensinar um consumo mais inteligente sobre itens e embalagens – que muitas vezes – acabamos não dando a devida atenção e passam desapercebido. Vem com a gente, vamos ajudar a acabar com o lixo excessivo no planeta, e o principal passo começa por você!

1-    Colaborando com a coleta seletiva

Como já disse no meu vídeo , a coleta seletiva é um dos meios de como reduzir o seu lixo, principalmente o que é descartado no meio ambiente. Porém, como somente 3% de todo o lixo que é produzido no Brasil é de fato reciclado o ideal é você começar a reduzir a quantidade de lixo que você produz. E mesmo reduzindo faça a coleta seletiva e ajuda na reciclagem dos seus resíduos.

Se no seu bairro não ocorre o serviço de coleta seletiva, se informe na sua cidade para entender como funciona a reciclagem da sua região.

2-    Utilize sempre que possível produtos que possuam refis

Quando se consome, por exemplo, produtos a granel como é o caso de cereais e grãos, e até produtos de higiene como é o caso do sabonete líquido. É possível reduzir o seu lixo significativamente, em especial a grande quantidade de plásticos e outros diversos materiais que são utilizados para fabricarem esses tipos de embalagens.

3-    Fuja dos produtos descartáveis

Os produtos descartáveis, como copos de plástico, aparelhos de barbear de plástico, canudos de plástico etc. precisam e devem ser evitados. Para isso ao invés de utilizar os copos plásticos, leve um reutilizável em sua bolsa. E que tal utilizar um barbeador de aço, canudos de aço ao invés de itens, que acabariam sendo descartados e aumentando a quantidade de lixo que você produz.

4-    Substitua o seu absorvente por coletores menstruais

Os coletores menstruais já fazem parte da rotina de milhares de mulheres em todo o mundo. E isso é uma ajuda enorme para reduzir o seu lixo. Um absorvente comum pode demorar décadas para se decompor na natureza. Para quem ja testou e não se adaptou ao coletor uma outra opção são os absorventes de pano, que você pode lavar e reutilizar.

5-    Dê mais atenção ao seu lixo orgânico

Restos de cascas de alimentos e de comida podem ser reutilizados em processos de compostagem orgânica. Isso resulta em um dos melhores tipos de adubo para serem utilizados, por exemplo, em sua própria horta.

6-    Aprenda a reutilizar acessórios e roupas

A Thirty Seven Trends é uma grande apoiadora do slow fashion e do reaproveitamento de peças, além de influenciar o consumo de produtos naturais, como é caso do algodão orgânico. Por isso, ao invés de descartar seus acessórios e roupas que não está utilizando mais, tente por exemplo, customizá-los. Isso vai dar uma nova cara a eles, e você vai se sentir com uma nova peça!

7-    Que tal não comprar nada novo este mês?

Ok, sei que pode parecer difícil, mas tente fazer esse desafio de não comprar nenhum item que não seja necessário, como roupas e acessórios. E caso queria comprar pare e pense “eu realmente preciso desse item?”.

8-    Substitua sua esponja por uma bucha vegetal

As esponjas que você utiliza para lavar a louça, aquelas amarelinhas, são feitas de plástico e praticamente nunca são recicladas de fato. São consideradas contaminadas, por terem uma grande quantidade de resíduos de alimentos em seu interior. Já a bucha vegetal é natural e a sua decomposição é mais fácil.

9-    Utilize guardanapos de pano

Outra grande dica para reduzir o seu lixo, é abandonar de uma vez por todas os guardanapos de papel, e utilizar os de pano. Pelo menos em sua própria casa, onde você pode lavar e reutilizá-los inúmeras vezes.

10- Diga sim a Ecobag

Não caia na roubada de acreditar que as sacolas plásticas do mercado que você frequenta são descartáveis. Elas demoram para serem decompostas na natureza. Ou seja, tenha sempre uma ecobag em sua bolsa e poderá se livrar de uma vez por todas desse lixo desnecessário.

11-Já pensou em produzir sua própria pasta de dente?

Existem diversas receitas superlegais na internet para você produzir sua própria pasta de dente. Assim você reduz o seu lixo de uma maneira eficaz e natural. Dê adeus aos tubos de plástico de pasta de dente, e produza você mesma seu creme dental!

12- Não compre água engarrafada

Como todos sabemos, o maior gerador de lixo para o meio ambiente na atualidade, são os produtos plásticos. E as garrafinhas de água, são um grande exemplo disso. Que tal começar a fazer a diferença e não comprar mais esse tipo de água? Compre uma garrafa que você possa reutilizar, e levar sempre sua água para onde quiser, e claro, abastecer no seu próprio trabalho e/ou em diversos locais.

13-Diga adeus ao papel manteiga, alumínio, toalha etc.

Todas as opções acima produzem um resíduo extremamente ruim, o rejeito. Sim, aquele que não se pode reciclar. Por isso, a melhor maneira é evitar o seu consumo. Existem diversas opções reutilizáveis que irão ajudar na redução do seu lixo.

14-Mude todas as suas contas para versões digitais

Todo mundo atualmente já utiliza apps de bancos para celular, ou pelo computador, certo? Então, que tal começar a utilizar as contas que chegam diretamente via e-mail ou mesmo débito automático? Assim, você foge daquele monte de papel que são enviados todos os meses para sua casa em forma de boletos de serviços. Sem contar que, muitas dessas embalagens também possuem plástico em sua formação.

15-Utilize escova dental de bambu

Outra mudança muito legal para reduzir o seu lixo, é utilizar produtos do seu dia a dia, como é o caso das escovas de dente de plástico e assim, substitui-las pelas produzidas de bambu. Elas possuem cerdas de plástico, porém, os cabos são biodegradáveis, podendo ser colocado em composteiras ou mesmo ser enterrado.

16-Comece a planejar suas refeições

Que tal começar a escrever em um papel tudo o que você vai comer durante a semana? Isso mesmo, seja para o café da manhã, almoço e o jantar. Assim, você poderá cozinhar sua própria comida, evitando o consumo exacerbado de deliveries. Faça uma lista dos ingredientes que irá precisar para a semana, e dê atenção aos produtos a granel. Assim você come comida de verdade e ainda reduz o lixo que produz para o planeta.

17-Já pensou em parar de utilizar o papel higiênico?

Esse pode até ser um desafio um pouco maior, porém, parar de utilizar o papel higiênico e dar a vez para a famosa ducha higiênica é uma ação e tanto para o meio ambiente. Além de não produzir mais lixo, você se torna mais saudável e mais higiênica. Claro que isso é para ser utilizado em sua casa, mas com certeza vai ajudar e muito na redução de lixo produzido diariamente.

18-Aprenda a produzir seu próprio vinagre

Vinagre é excelente para diversas opções em sua casa. Seja para deixar seu cabelo mais brilhante, tirar cheiros ruins de sua casa, limpar xixi de gato ou cachorro e até mesmo ser utilizado como amaciante! Existem receitas de vinagre de abacaxi ou maçã, que você mesma pode produzir a partir de suas cascas aí mesmo em sua casa.

19- Pare de utilizar sacolas plásticas no lixo do banheiro

Todo mundo usa sacolas de plástico para descartar o lixo do banheiro, não é mesmo? Acabamos embrulhando um material que possui uma alta biodegradabilidade em outro que demora supostamente centenas de anos para se decompor. Que tal utilizar jornais velhos, saquinhos de papel de padaria ou mesmo sacolas de papel para reduzir o seu lixo?

 20 – Recuse a segunda via de seus cartões

Diga adeus as segundas vias de seus cartões. Seja para compras em débito ou crédito, e para os folhetos de propaganda que não fazem sentido algum para você. Esse monte de papel, que não é reciclável, principalmente em casos dos termos sensíveis.

E aí, gostou de conhecer meios de como reduzir o seu lixo? A Thirty Seven Trend acredita na esperança de conseguirmos mudar a forma de como produzimos nosso próprio lixo, além de se importar com resíduos – em especial os de plástico – que estão acabando com o nosso planeta.

Faça parte desse movimento, mude de escolhas e vem com a gente reduzir o seu lixo e deixar todo esse planeta mais sustentável!

Já reparou que ultimamente não existe lugar algum onde você não encontre o rosto de Greta Thunberg? Seja em protestos, murais ou cartazes, a ativista ambiental se tornou um ícone entre a juventude que se conscientizou com os problemas climáticos ao redor do mundo.

A jovem ativista, com somente 16 anos, se tornou conhecida desde o ano passado, com seus famosos protestos realizados às sextas-feiras. E a garota se tornou famosa mundialmente quando saiu em uma viagem de duas semanas pelo Atlântico, para participar da Assembleia Geral da ONU.

A primeira reação ao se deparar pessoalmente com Donald Trump, presidente dos EUA, gerou milhares de memes por todo o mundo. E desde o seu discurso memorável na assembleia da ONU, a jovem vem inspirando não só crianças como adultos em todo o mundo, ensinando como podemos viver de maneira mais sustentável, através de discursos extremamente honestos sobre a catástrofe ambiental que o mundo vive na atualidade.

Essa garota sueca é uma das maiores tendências da nova geração de ativistas ambientais. E graças a ela, e a uma nova geração que se preocupa sim com um mundo mais sustentável, hoje iremos apresentar alguns dos ativistas que inspiram o mundo todo, inclusive nós aqui da Thirty Seven Trend.

Venha conhecer com a gente e se inspirar com esses jovens, que sem dúvida alguma, já estão muito a frente de muitos adultos ao redor do mundo. Acompanhe!

Quem são os novos rostos de ativistas ambientais da atualidade

De antemão, Greta não é a única garota que decidiu se posicionar contra a crise climática mundial. Os ativistas ambientais em ascensão, são na grande maioria jovens com menos de 25 anos de idade. Vamos mostrar 6 jovens ativistas climáticos que certamente podem inspirar você a fazer a diferença no mundo.

  • Mary Copeny
Mary Copeny

Acredite ou não, mas essa pequena ativista ambiental tem somente 11 anos de idade. Conhecida como “Little Miss Flint”, não é nenhuma novidade no mundo do ativismo ambiental.

Com apenas 8 anos de idade, a pequena conheceu o presidente dos EUA, Barack Obama. Logo depois de escrever uma carta que dizia sobre a grande escassez de água em sua cidade natal, Flint – Michigan.

A garotinha já organizava cursos sobre água e de como é possível aumentar a conscientização sobre a crise hídrica de sua cidade. E assim, ela resolveu enviar sua carta ao presidente.

Obama, não somente respondeu, como quis conhecer a garotinha pessoalmente. Mari, afirma ter o desejo de concorrer a um cargo em 2044, como já está em sua biografia no Instagram: “Futura presidente, líder de torcida e modelo”. Definitivamente, essa é uma das pequenas ativistas ambientais da nova geração que você precisa conhecer melhor.

  • Xiuhtezcatl Martinez
Xiuhtezcatl Martinez

O jovem de apenas 18 anos, vivem em NYC, e é diretor de um coletivo de ativistas ambientais e artistas que se unem para combater a crise climática. O nome do coletivo é Guardiões da Terra e vem chamando a atenção de todo o mundo.

Xiuhtezcatl é um ativista ambiental climático de origem indígena, além de ser um artista de hip-hop que traz em suas letras muita força e honestidade. E pasmem, ele começou a falar sobre tudo isso e usar sua voz contra o abuso ambiental ao redor do mundo, com somente 6 anos da idade. Inspiração e tanto, não?

  • Xiye Bastida
Xiye Bastida

Juntamente com a nova geração de ativistas ambientais, apresentamos a jovem Xiye, de somente 17 anos de idade. Porém, o ativismo já corre em suas veias. Sabe por quê? Seus pais se conheceram durante uma grande conferência sobre as mudanças climáticas em 1992.

A jovem, cita Greta como uma grande inspiração, e agora é uma das principais organizados das famosas” sextas-feiras para greves climáticas” que acontece em Nova York. Foi ela também que ajudou na organização de dois grandes protestos climáticos globais em setembro passado.

A jovem cresceu no México e viu de perto os impactos que as mudanças climáticas podem trazer. Em uma entrevista ao Huffington Post ela disse:

“Foi a primeira vez que encontrei não somente os efeitos desse tipo de crise, não se tratando somente dos padrões climáticos extremos. Mas principalmente, a contaminação da poluição – proveniente de todo esse sistema – que está totalmente ligado a indústria do petróleo”.

  • Autumn Peltier
Autumn Peltier

Autumn é uma ativista ambiental em prol da água potável e comunidades indígenas. Durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU em setembro desse ano, ela ressaltou:

“Eu já disse uma vez e direi quantas vezes forem precisas, não podemos beber óleo e tampouco comer dinheiro”.

Foi indicada para nada mais nada menos, do que o Prêmio Internacional da Paz das Crianças de 2019, e continua com um lindo trabalho de ativismo por todo o mundo.

Se interessa pela causa da água desde os seus 8 anos de idade, quando sua mãe a levou a cerimônia que levava o nome Primeira Nação do Rio Serpent, em Ontário. Foi lá que pôde perceber como o futuro da água em todo o planeta estava em apuros e desde então vem dedicando sua vida em prol desse ativismo.

A África saindo na frente com o ativismo ambiental

A África vem surpreendendo com seus jovens ativistas ambientais, separamos dois deles que certamente inspiram milhares de pessoas. E esperamos que inspire vocês!

  • Lesein Mutunkei
Lesein Mutunkei

Esse jovem de apenas 15 anos de idade, é do Quênia, e vem transformando seu amor pelo futebol em um imenso incentivo para ações ambientais.

Cada gol que ele marca, ele planta uma árvore. E por conta de sua grande dedicação ao reflorestamento, que acabou desencadeada depois de aprender na escola os impactos assustadores sobre desmatamento e poluição.

Logo, incentivou todos em sua escola a se tornarem jovens sustentáveis, e tem planos de expandir cada vez mais a famosa campanha #Tress4Goals em toda a África.

  • Leah Namugerwa
Leah Namugerwa

Do mesmo modo, temos a ativista climática Ugandense de apenas 15 anos que está deixando o governo local impressionado. Ela lançou uma campanha chamada #BanPlasticUG contra a crise climática, a fim de enfrentar a questão da poluição por conta do uso abusivo de plástico.

A jovem ativista afirma ter se conscientizado pela primeira sobre os efeitos das mudanças climáticas, após assistir notícias sobre as secas prolongadas e os grandes deslizamentos de terra em sua própria terra natal, Uganda.

E diferente da maioria das garotas de 15 anos, que sonham com uma linda festa de debutante, Leah foi além. Plantou 200 árvores e agora é a embaixadora das “sextas-feiras para o futuro” em sua cidade. Desde fevereiro desse ano, inspirada em Greta, ela incentiva diversos jovens e adultos a perceber como esse assunto é extremamente importante.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os novos ativistas ambientais? A Thirthy Seven Trend acredita na esperança de conseguirmos mudar a forma como as pessoas se importam com os problemas climáticos, em especial como esses jovens vem inspirando o mundo todo!

Por isso que apoiamos marcas e designers da moda sustentável. E fazemos questão de apoiar não só a moda sustentável, como o consumo consciente.

Faça parte desse movimento, mude suas escolhas, compre de quem faz!

Em 2018, a Black Friday registrou recorde com quase 5 bilhões de doláres em vendas on-line. O dia, famoso por descontos baixos, é um esforço dos varejistas para incentivar pessoas a comprarem antes das datas festivas. A ideia começou nos Estados Unidos e rapidamente de alastrou pelo mundo, itens com preços realmente reduzidos que instigam os consumidores a consumirem completamente movidos por impulso. Continue a ler “A INSUSTENTABILIDADE DO BLACK FRIDAY!”