Nós da Thirty Seven Trend acreditamos que é possível criar seu bebê de um modo sustentável. Afinal, as crianças são o futuro do nosso planeta. E é desde cedo que se aprende e claro, tudo se inicia em nossas casas.

É de extrema importância que os pais tenham total atuação com os exemplos que já começam de casa. Por isso, decidimos dar dicas sustentáveis para vocês pais, começaram o pontapé inicial na criação de uma ideologia sustentável para os pequenos.

Isso tudo envolve desde a troca de fraldas de pano, trazendo o bem-estar de estar mais perto da natureza. Em nosso post de hoje, vamos dar dicas importantes para vocês pais, conectarem seus filhos ainda mais sobre o meio ambiente.

Você certamente já acompanhou em nossas postagens, como o consumo consciente é explorado no momento de tomarmos decisões em nossas vidas. Principalmente no momento de adquirir produtos que sejam socialmente e ambientalmente sustentáveis.

Venha conhecer dicas importantes de como criar seu bebê de um modo sustentável e ajudar o planeta a ser um local melhor de se viver para todos!

Parece difícil? Muito pelo contrário, é muito mais simples do que você imagina e você verá como. Acompanhe!

Substituir fraldas descartáveis pelas de pano

Um bebê usa, em média, oito fraldas por dia. Isso significa que quase 3.000 fraldas são jogadas fora em um ano. E o pior, esse material pode levar mais de 500 anos para se degradar.

Um estudo publicado pela Agência Nacional de Segurança Sanitária da Alimentação, do Meio Ambiente e do Trabalho (Anses) da França analisou fraldas descartáveis e encontrou 60 substâncias tóxicas, incluindo glifosato, o agrotóxico mais usado no mundo.

Entre as substâncias encontradas, há também disruptores endócrinos e cancerígenos. Além do glifosato, que é usado durante a plantação da matéria-prima das fraldas, há outras substâncias adicionadas intencionalmente, para dar aroma. O relatório aponta que, na presença de urina, os químicos entram em contato direto e prolongado com a pele dos bebês.

Já parou para pensar que isso pode fazer mal ao seu bebê? Não está nada bem, não é mesmo?

Embora as fraldas de pano não possuam problemas ambientais, é fato que as descartáveis vem sendo um dos maiores males para o meio ambiente.

Caso você não se sinta pronto para efetuar essa mudança, tente ao menos diminuir ou reduzir a dependência de lenços umedecidos, por exemplo.

Da mesma forma que as fraldas descartáveis são um enorme problema ambiental, os lenços umedecidos se tornaram outro enorme infrator para os aterros sanitários em todo o mundo.

Opte por cortar pequenos pedaços de tecidos de algodão em quadrados, e assim terá lenços reutilizáveis, ou ao menos utilize metade de panos descartáveis.

Recicle e reutilize

Normalmente, os pais de primeira viagem desejam que seus filhos tenham o melhor, em tudo! Seja desde o berço, carrinho de bebê ou mesmo os brinquedos mais tecnológicos possíveis. E isso é algo que foi implantado em nossas mentes. Ou seja, tudo que é novo é sempre melhor.

Mas fique tranquilo, logo a maioria aprende que o bebê cresce muito rápido, e que a isso pode acontecer bem antes de você terminar de pagar o que comprou.

Aprenda a adotar a sustentabilidade em suas habilidades parentais. Seja economizando dinheiro, comprando itens que foram utilizados poucas vezes ou pegando emprestado sempre que puder.

Ok, sabemos que é de extrema importância saber se os itens que já foram utilizados são de boa procedência e seguros. Porém, certamente você irá encontrar diversos itens para seu bebê, que mesmo sendo de segunda mão, vão estar em perfeito estado.

Atualmente, a reutilização chega a ser tão importante quando a reciclagem. Isso se já não chegou a ser mais importante!

Banho e limpeza diária de seu bebê

Todo os bebês são sensíveis a produtos químicos, em especial os produtos de uso doméstico. Portanto, é preciso que você tome alguns tipos de cuidados com o que irá utilizar no momento de limpar sua casa.

É muito fácil fazer seus próprios produtos de limpeza, que permitem controlar os ingredientes. E claro, são altamente sustentáveis e eficazes!

Veja algumas opções que você pode e deve começar a utilizar para limpar diversas áreas de sua casa e não causar mal algum para o seu bebê:

  • Suco de limão;
  • Vinagre branco;
  • Álcool;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Peróxido de hidrogênio.

Vestuário sustentável, é possível?

Claro que é possível ter um vestuário sustentável para seu bebê! Aqui mesmo na 37trend você encontra uma variedade de produtos de designers que se preocupam com o meio ambiente e com o seu bebê.

Aqui você vai encontrar peças de vestuário e também para decorar o quartinho, tudo produzido de forma artesanal e muito consciente. Além de peças que ignoram a codificação de gênero arbitrária que vemos na indústria da moda comum. Assim, você pode vestir o seu bebê como bem entender!

Peças sustentáveis, muitas feitas a mãos, por designers que se preocupam com o bem-estar do planeta. Aqui você encontra:

  • Body;
  • Macacões;
  • Jardineiras;
  • Camisetas;
  • Shorts;
  • Frutinhas de pano para brincar;
  • Bandanas;
  • Manta cueiro;
  • Calças;
  • Móbiles;
  • Guirlandas e muito mais!

Não deixe de conferir os itens de muito bom gosto, com preços que cabem no seu bolso e que ainda, fazem bem para o nosso planeta!

Desmistifique as saídas dos recém-nascidos

Sabe aquela velha história de que os recém-nascidos não podem sair de casa? Mito! Isso é uma ideia das antigas gerações.

E acredite, quando mais luz solar natural e ar fresco seu bebê tiver ao seu alcance, fará bem para ele e para você. E não importa o quão recente tenha sido seu nascimento. Claro que tudo com moderação.

Para criar seu bebê de um modo sustentável, basta optar por locais abertos, que não tenham grandes multidões. E principalmente, tomar cuidado como ele estará vestido para enfrentar todos os elementos que estará disposto.

Utilize sempre roupas confortáveis. Passe mais tempo com seu bebê imerso na natureza, isso é ótimo para aumentar o relacionamento entre pais e filhos.

Atualmente, a maioria das crianças crescem em frente à TVs, celulares e tabletes. E por consequência, acabam perdendo o vínculo que podem ter com os pais ao ar livre.

O tempo que você passa fazendo atividades ao ar livre com seu bebê é excelente para o desenvolvimento infantil, bem como para sua própria saúde mental. Sabemos o quanto crianças exigem de nossa atenção e bem-estar emocional. Então, aproveite a natureza como sua grande aliada!

Faça você mesmo a própria comida do seu bebê

Sabemos que o tempo é corrido nos dias de hoje. E é incrível imaginar que muitas das empresas alimentícias cobram altos valores para colocar purê de comida em pequenos potes. Além de terem a coragem de chamá-los de “comida para bebê”.

A amamentação é algo que os médicos recomendam até os dois anos de idade, mas sabemos que muitas mães hoje em dia utilizam a amamentação livre por mais tempo. Isso vai da vontade de cada uma e claro, de sua pré-disposição para tal.

Se o seu bebê está se alimentando bem, não existe razões para que você gaste dinheiro com comidas prontas. Todas são repletas de conservantes e aditivos.

Criar seu bebê de um modo sustentável, vai exigir que você mesmo prepare sua própria comida. Utilizando os legumes e frutas da estação. A comida é muito mais fresca, além de ser um sabor muito melhor. Seus bebês terão alimentos mais ricos em nutrientes e certamente, vão aprender a gostar de diversos sabores desde cedo.

Todos os produtos orgânicos são e serão sempre as melhores escolhas. E isso está desde a sua alimentação, como você lida com sua rotina e com o que você os veste.

Utilize sempre roupas orgânicas e naturais, pois além de serem melhores para o planeta, tendem a ser de extrema qualidade. Vem com a gente criar seu bebê de modo um sustentável e fazer desse planeta um lugar muito melhor de se viver, ensinando nossos pequenos desde cedo em como ter atitudes mais sustentáveis!

SOBRE A AUTORA

THAIS MALULY

Jornalista, redatora e uma canceriana sonhadora. Acredita que viver é desenhar sem borracha! Gosta daquilo que a desafia. O fácil nunca a interessou. Já, obviamente impossível sempre a atraiu e faz de todos os seus recomeços e desafios uma força tangente para seu crescimento. Acredita que a união de pessoas podem e conseguem fazer desse planeta um local muito melhor de se viver. O amor sempre será a resposta!