Separamos 5 documentários para você que está em busca de mudanças para um vida mais consciente e sustentável, uma seleção que vai mudar o seu ponto de vista sobre muitos assuntos. Mas vamos ao que interessa:

  1. THE TRUE COST

Este é um documentário que ajudou a mudar a mentalidade de muitos fashionistas. É um filme sobre o impacto da confecção de roupas baratas, mais conhecidas por Fast Fashion, tanto no planeta como nas pessoas. O título refere-se ao fato de que muitas vezes ao comprar roupas, principalmente as baratas e descartáveis, o consumidor não conhece o valor real que involve trabalho escravo, em péssimas condições e prejudicando o meio ambiente. Se você quer conhecer a verdade dos fatos sobre a moda, você não pode deixar de assistir!

2. BLUE RIVER

RIVERBLUE se espalha pelo globo para se infiltrar em uma das indústrias mais poluentes do mundo, a moda. Narrado pelo defensor de águas limpas, Jason Priestley, este documentário inovador examina a destruição de nossos rios, seu efeito na humanidade e as soluções que inspiram esperança para um futuro sustentável. Por meio de processos de fabricação com produtos químicos e do descarte irresponsável de resíduos tóxicos, um de nossos produtos icônicos favoritos, a calça jeans, destruiu rios e impactou a vida das pessoas que contam com esses cursos d’água para sua sobrevivência. RIVERBLUE chama a atenção para a destruição de um dos rios mais vitais do mundo através com a fabricação de nossas roupas, e também mostra as mudanças necessárias na indústria têxtil e como as principais marcas da moda que podem fazer a diferença.

3. MINIMALISM

Um documentário sobre as coisas importantes da vida, que não são coisas. Para que não está familiarizado com o termo minimalismo e quer entender mais, este documentário leva o público para dentro da vida de minimalistas – famílias, empresários, arquitetos, artistas, jornalistas, cientistas e até mesmo um ex-corretor de Wall Street – todos dos quais estão se esforçando para viver uma vida significativa com menos.

4. COWSPIRACY

Esteja preparado para se surpreender com a verdade CHOCANTE que os líderes mundiais, instituições de caridade e até as MAIORES organizações ambientais não têm coragem ou força de vontade para abordar.

Galinhas, porcos e vacas são coletivamente os MAIORES produtores de metano nos EUA … O metano é 20 vezes mais poderoso em reter o calor na atmosfera terrestre do que o dióxido de carbono.

As indústrias de carne, ovos e laticínios produzem 65% das emissões mundiais de óxido nitroso … O óxido nitroso é 300 vezes mais poderoso em reter o calor na atmosfera terrestre do que o dióxido de carbono …

O que isto significa? Bem … Apesar do fato de que a maioria concorda que ‘poderíamos e deveríamos’ estar abastecendo o mundo com energia solar nos próximos 10 anos, todas as nossas tentativas de queimar menos combustível, instalar painéis solares, usar menos água, reciclar, conduzir híbridos etc. etc. etc. Não resolverão os problemas causados em grande parte pela industria da carne. Quer você acredite ou não nas mudanças climáticas, este filme irá abrir seus olhos sobre essa realidade.

5. Uma Verdade Mais Inconveniente

O filme “Uma Verdade Inconveniente”, dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, retrata de as consequências do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática. Al Gore utiliza um discurso informativo, fazendo uso de uma boa argumentação e de importantes recursos audiovisuais que mostram fenômenos naturais recentes, aborda de maneira clara e bastante precisa que a temperatura do planeta terra está aumentando, tendo como principais causas os impactos ambientais que o ser humano vem cometendo contra o próprio meio em que vive.

Sempre falamos por aqui que a informação é libertadora e esperamos que esses documentários permitam você ter uma nova visão do mundo e o que você pode fazer para torna-lo um lugar melhor!