Você já ouviu falar sobre produto de limpeza sustentável? Isso mesmo, até mesmo os produtos de limpeza comerciais comuns, dos quais utilizamos em nosso dia a dia estão carregados de substâncias poluentes e tóxicas que são especificamente projetadas para “facilitar” nossa vida doméstica.

Os custos desses produtos químicos podem ser altos, não só para o seu bolso para sua saúde a longo prazo. Além de toda sua família e para o meio ambiente, por conta de sua fabricação e descarte.

Por exemplo, nos EUA, uma em cada três pessoas sofrem alergias, bronquite, sinusite ou asma de acordo com o Centro Nacional de Estatísticas da Saúde dos EUA.

Diversos produtos químicos de limpeza são agentes desencadeadores de asma e alergias, portanto, um dos tratamentos para evitar esse tipo de condição precisa e deve incluir a redução desses produtos químicos sintéticos em nosso ambiente doméstico.

Por outro lado, o Governo ainda não exige dos fabricantes de limpeza, que listem todos os ingredientes que fazem parte de seus produtos. Ou seja, acaba dificultando ainda mais a escolha de produtos sustentáveis para nós consumidores.

Conheça agora conosco da 37trend todos os componentes tóxicos que você encontra nos produtos de limpeza tradicionais e as excelentes alternativas para a limpeza diária de sua casa. Pensando claro, no bem-estar da sua família e do nosso planeta!

Limpeza sustentável: o que há nos produtos de limpeza que você usa diariamente?

O conhecido Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) examinou diversos dados de segurança de mais de mil ingredientes que são utilizados nos produtos comerciais de limpeza doméstica. O resultado? A limpeza sustentável está longe de ser um dos tópicos da grande maioria deles.

Foram descobertos que mais da metade deles possuem em sua composição ingredientes altamente prejudiciais, em especial para nossos pulmões. Veja só, um em cada cinco deles, possuem ingredientes que desencadeiam asma, até mesmo em pessoas saudáveis.

Listamos para vocês alguns dos produtos químicos mais perigosos que usamos atualmente em nossa limpeza doméstica, confira:

1,4 Dioxano

Esse composto simplesmente, é um dos grandes suspeitos de ser altamente cancerígeno. E é encontrado em diversos detergentes de uso comum em nosso dia a dia.

Compostos de amônia quaternário

Conhecidos também como “quats” são os grandes desencadeadores de asma. E são encontrados com grande frequência em amaciantes e produtos de limpeza em spray.

Antibacterianos

Mesmo que o Triclosan esteja proibido em grande parte dos países, e mais outros 18 componentes antibacterianos de sabonetes para o corpo e mãos em 2016, acreditem, são encontrados em diversos produtos de limpeza.

Essas substâncias que já foram proibidas há anos, são associadas a resistência a antibióticos e distúrbios endócrinos. De acordo com dados de segurança, infelizmente, muitos dos antibacterianos que são utilizados como alternativas, ainda são muito escassos.

Água sanitária

Essa é uma das grandes vilãs da limpeza doméstica. Os vapores de lixívia possuem clorofórmio e cloro. Ou seja, são associados a grandes efeitos neurológicos, respiratórios e até mesmo são considerados como cancerígenos.

Sem contar que, o alvejante é altamente reativo, podendo formar diversos gases perigosos ao entrar em contato com ácidos como o vinagre e a amônia.

Formaldeído

Esse é um ingrediente que é comumente utilizado como conservante, e é um agente cancerígeno altamente conhecido.

2- Butoxietanol – BCEE – 2 BE – Butil Celosolve

Esse é um componente comumente encontrado em limpadores de forno, removedores de manchas de roupas e desengordurantes. O 2-BE é um grande causador de irritações nos olhos e da pele e que faz parte da lista de substâncias altamente tóxicas na Lei de Proteção Ambiental do Canadá.

Amônia

Composto altamente irritante para a pele e o sistema respiratório.

Éter monometílico de dietileno glicol

Este é um dos solventes mais utilizados em produtos de limpeza pesados e desengordurantes. Está proibido em produtos de limpeza na União Europeia e, foi associado a efeitos prejudiciais para a saúde reprodutiva.

Fragrância

As simples “fragrâncias” possuem inúmeros compostos químicos, incluindo desreguladores endócrinos e ftalatos. As fragrâncias são grandes desencadeadores de alergias e asma.

Efeitos que os produtos de limpeza comum podem fazer para nossa saúde

Além de todos os efeitos citados acima, os produtos de limpeza comum normalmente irritam ou queimam os olhos e a pele, e ao serem ingeridos podem ser fatais.

No entanto, temos uma boa notícia, você não precisa de nenhum desses ingredientes para limpar sua casa. Existe uma boa quantidade de produto para limpeza sustentável, que você mesmo pode criar. Isso mesmo, utilizando fórmulas que iremos mostrar em nosso post de hoje!

Existem muitos produtos de limpeza comerciais não tóxicos, e que estão disponíveis como alternativas ambientalmente responsáveis e mais saudáveis.

Caso você não tenha vontade ou mesmo tempo de criar seu próprio produto de limpeza sustentável, a utilização desses tipos de produtos irá auxiliar a promoção do crescimento de negócios mais ecológicos e que contribuem ativamente para uma economia ainda mais saudável.

Ingredientes seguros para utilizar como limpeza sustentável em seu dia a dia

Veja agora uma lista que separamos de ingredientes ambientalmente seguros que você poderá utilizar em combinação ou sozinhos para efetuar a limpeza sustentável em sua casa.

Muitas das faxinas que você desejar fazer podem ser feitas somente com água, sabão, bicarbonato de sódio e vinagre. Como também, existem ingredientes que são utilizados para limpezas mais específicas.

Veja a lista abaixo de produtos que você pode começar a aderir em sua próxima limpeza:

Bicarbonato de sódio

Há mais de um século, o bicarbonato é extremamente confiável como produto que desodoriza, limpa o ambiente e suaviza a água.

Álcool

Você sabia que o álcool é um dos melhores desinfetantes que temos a nossa disposição? Porém, existem algumas preocupações de segurança que envolvem o álcool isopropílico, tornando algumas formas mais cautelosas no momento de escolher o álcool a ser utilizado.

Pasmem, por exemplo, a vodca é um excelente removedor de odores e o etanol – álcool de grãos – são utilizados como desinfetantes e para diversos produtos de limpeza.

Sabonete

O sabonete líquido e não perfumado – barra, em pó ou em flocos – são biodegradáveis e irão limpar praticamente qualquer coisa que você desejar. Um grande exemplo é sabão de castela, que é um produto biodegradável, feito de azeite de oliva e óleos essenciais é um excelente ingrediente de limpeza e altamente versátil. Dica: fuja dos sabonetes que possuam petróleo em sua composição.

Amido de milho

O amido de milho é um excelente produto de limpeza sustentável. Pode ser utilizado como limpador de janelas, tapetes e para polir móveis.

Suco de limão

Um dos maiores ácidos alimentares, o suco de limão é excelente contra grande parte das bactérias domésticas. Use e abuse para a limpeza!

Solvente cítrico

Este produto é ótimo para tirar manchas, graxa, óleo e limpar pincéis. No entanto, tenha cuidado pois, ele pode causar irritações nos olhos, pulmões ou na pele em pessoas com sensibilidade química.

Vinagre branco

O vinagre pode ser utilizado para remover graxa, algumas manchas, odores e oídio. Além de conseguir remover ou prevenir o acúmulo de cera.

Alvejante de oxigênio

Esse é um tipo de alvejante, produzido normalmente de peróxido e/ou carbonato de sódio, que consegue remover manchas suaves e deixar tecidos mais brancos. Sem contar que existem diversas aplicações para a remoção de manchas domésticas.

Existem inúmeras marcas que utilizam alvejantes de oxigênio, no entanto, possuem produtos químicos adicionais em sua composição. Portanto, fique alerta!

Refrigerante

O sal e o bicarbonato de sódio são decahidratados de carbonato de sódio, ou seja, um mineral. Ele consegue remover manchas, graxa, limpa azulejos, paredes, banheiros e pias. A dica é utilizar com um certo cuidado, pois ele pode acabar irritando as mucosas. Nunca o utilize em limpezas de peças de alumínio.

Azeite

Excelente produto de limpeza sustentável, para ser utilizado como polidor de madeiras.

Produtos de limpeza sustentável para você mesmo fazer em sua casa

Ao combinar produtos básicos que citamos acima, você já vai aderir a substituições bem menos prejudiciais para você e o meio ambiente. Na grande maioria dos casos, são bem mais baratos que os produtos de limpeza comuns.

Veja agora uma fórmula que você mesmo poderá fazer para utilizar na limpeza de sua casa:

Limpador de utilização geral

Esse é um excelente produto de limpeza sustentável, que você poderá utilizar como removedor de manchas, limpeza de box, cromados, espelhos etc.

Ingredientes:

  • ½ xícara de vinagre branco;
  • ¼ de xícara de bicarbonato de sódio;
  • 2 litros de água.

Basta misturar tudo em um grande recipiente e utilizar na limpeza de inúmeras partes de sua casa!

Viu como é simples aderir aos produtos de limpeza sustentável? Vem com a gente, siga as nossas dicas, e vamos juntos criar um planeta mais sustentável para todos nós!

SOBRE A AUTORA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é THAIS_MALULY-1024x1024.png

THAIS MALULY

Jornalista, redatora e uma canceriana sonhadora. Acredita que viver é desenhar sem borracha! Gosta daquilo que a desafia. O fácil nunca a interessou. Já, obviamente impossível sempre a atraiu e faz de todos os seus recomeços e desafios uma força tangente para seu crescimento. Acredita que a união de pessoas podem e conseguem fazer desse planeta um local muito melhor de se viver. O amor sempre será a resposta!