Já reparou que ultimamente não existe lugar algum onde você não encontre o rosto de Greta Thunberg? Seja em protestos, murais ou cartazes, a ativista ambiental se tornou um ícone entre a juventude que se conscientizou com os problemas climáticos ao redor do mundo.

A jovem ativista, com somente 16 anos, se tornou conhecida desde o ano passado, com seus famosos protestos realizados às sextas-feiras. E a garota se tornou famosa mundialmente quando saiu em uma viagem de duas semanas pelo Atlântico, para participar da Assembleia Geral da ONU.

A primeira reação ao se deparar pessoalmente com Donald Trump, presidente dos EUA, gerou milhares de memes por todo o mundo. E desde o seu discurso memorável na assembleia da ONU, a jovem vem inspirando não só crianças como adultos em todo o mundo, ensinando como podemos viver de maneira mais sustentável, através de discursos extremamente honestos sobre a catástrofe ambiental que o mundo vive na atualidade.

Essa garota sueca é uma das maiores tendências da nova geração de ativistas ambientais. E graças a ela, e a uma nova geração que se preocupa sim com um mundo mais sustentável, hoje iremos apresentar alguns dos ativistas que inspiram o mundo todo, inclusive nós aqui da Thirty Seven Trend.

Venha conhecer com a gente e se inspirar com esses jovens, que sem dúvida alguma, já estão muito a frente de muitos adultos ao redor do mundo. Acompanhe!

Quem são os novos rostos de ativistas ambientais da atualidade

De antemão, Greta não é a única garota que decidiu se posicionar contra a crise climática mundial. Os ativistas ambientais em ascensão, são na grande maioria jovens com menos de 25 anos de idade. Vamos mostrar 6 jovens ativistas climáticos que certamente podem inspirar você a fazer a diferença no mundo.

  • Mary Copeny
Mary Copeny

Acredite ou não, mas essa pequena ativista ambiental tem somente 11 anos de idade. Conhecida como “Little Miss Flint”, não é nenhuma novidade no mundo do ativismo ambiental.

Com apenas 8 anos de idade, a pequena conheceu o presidente dos EUA, Barack Obama. Logo depois de escrever uma carta que dizia sobre a grande escassez de água em sua cidade natal, Flint – Michigan.

A garotinha já organizava cursos sobre água e de como é possível aumentar a conscientização sobre a crise hídrica de sua cidade. E assim, ela resolveu enviar sua carta ao presidente.

Obama, não somente respondeu, como quis conhecer a garotinha pessoalmente. Mari, afirma ter o desejo de concorrer a um cargo em 2044, como já está em sua biografia no Instagram: “Futura presidente, líder de torcida e modelo”. Definitivamente, essa é uma das pequenas ativistas ambientais da nova geração que você precisa conhecer melhor.

  • Xiuhtezcatl Martinez
Xiuhtezcatl Martinez

O jovem de apenas 18 anos, vivem em NYC, e é diretor de um coletivo de ativistas ambientais e artistas que se unem para combater a crise climática. O nome do coletivo é Guardiões da Terra e vem chamando a atenção de todo o mundo.

Xiuhtezcatl é um ativista ambiental climático de origem indígena, além de ser um artista de hip-hop que traz em suas letras muita força e honestidade. E pasmem, ele começou a falar sobre tudo isso e usar sua voz contra o abuso ambiental ao redor do mundo, com somente 6 anos da idade. Inspiração e tanto, não?

  • Xiye Bastida
Xiye Bastida

Juntamente com a nova geração de ativistas ambientais, apresentamos a jovem Xiye, de somente 17 anos de idade. Porém, o ativismo já corre em suas veias. Sabe por quê? Seus pais se conheceram durante uma grande conferência sobre as mudanças climáticas em 1992.

A jovem, cita Greta como uma grande inspiração, e agora é uma das principais organizados das famosas” sextas-feiras para greves climáticas” que acontece em Nova York. Foi ela também que ajudou na organização de dois grandes protestos climáticos globais em setembro passado.

A jovem cresceu no México e viu de perto os impactos que as mudanças climáticas podem trazer. Em uma entrevista ao Huffington Post ela disse:

“Foi a primeira vez que encontrei não somente os efeitos desse tipo de crise, não se tratando somente dos padrões climáticos extremos. Mas principalmente, a contaminação da poluição – proveniente de todo esse sistema – que está totalmente ligado a indústria do petróleo”.

  • Autumn Peltier
Autumn Peltier

Autumn é uma ativista ambiental em prol da água potável e comunidades indígenas. Durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU em setembro desse ano, ela ressaltou:

“Eu já disse uma vez e direi quantas vezes forem precisas, não podemos beber óleo e tampouco comer dinheiro”.

Foi indicada para nada mais nada menos, do que o Prêmio Internacional da Paz das Crianças de 2019, e continua com um lindo trabalho de ativismo por todo o mundo.

Se interessa pela causa da água desde os seus 8 anos de idade, quando sua mãe a levou a cerimônia que levava o nome Primeira Nação do Rio Serpent, em Ontário. Foi lá que pôde perceber como o futuro da água em todo o planeta estava em apuros e desde então vem dedicando sua vida em prol desse ativismo.

A África saindo na frente com o ativismo ambiental

A África vem surpreendendo com seus jovens ativistas ambientais, separamos dois deles que certamente inspiram milhares de pessoas. E esperamos que inspire vocês!

  • Lesein Mutunkei
Lesein Mutunkei

Esse jovem de apenas 15 anos de idade, é do Quênia, e vem transformando seu amor pelo futebol em um imenso incentivo para ações ambientais.

Cada gol que ele marca, ele planta uma árvore. E por conta de sua grande dedicação ao reflorestamento, que acabou desencadeada depois de aprender na escola os impactos assustadores sobre desmatamento e poluição.

Logo, incentivou todos em sua escola a se tornarem jovens sustentáveis, e tem planos de expandir cada vez mais a famosa campanha #Tress4Goals em toda a África.

  • Leah Namugerwa
Leah Namugerwa

Do mesmo modo, temos a ativista climática Ugandense de apenas 15 anos que está deixando o governo local impressionado. Ela lançou uma campanha chamada #BanPlasticUG contra a crise climática, a fim de enfrentar a questão da poluição por conta do uso abusivo de plástico.

A jovem ativista afirma ter se conscientizado pela primeira sobre os efeitos das mudanças climáticas, após assistir notícias sobre as secas prolongadas e os grandes deslizamentos de terra em sua própria terra natal, Uganda.

E diferente da maioria das garotas de 15 anos, que sonham com uma linda festa de debutante, Leah foi além. Plantou 200 árvores e agora é a embaixadora das “sextas-feiras para o futuro” em sua cidade. Desde fevereiro desse ano, inspirada em Greta, ela incentiva diversos jovens e adultos a perceber como esse assunto é extremamente importante.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os novos ativistas ambientais? A Thirthy Seven Trend acredita na esperança de conseguirmos mudar a forma como as pessoas se importam com os problemas climáticos, em especial como esses jovens vem inspirando o mundo todo!

Por isso que apoiamos marcas e designers da moda sustentável. E fazemos questão de apoiar não só a moda sustentável, como o consumo consciente.

Faça parte desse movimento, mude suas escolhas, compre de quem faz!

SOBRE A AUTORA

THAIS MALULY

Jornalista, redatora e uma canceriana sonhadora. Acredita que viver é desenhar sem borracha! Gosta daquilo que a desafia. O fácil nunca a interessou. Já, obviamente impossível sempre a atraiu e faz de todos os seus recomeços e desafios uma força tangente para seu crescimento. Acredita que a união de pessoas podem e conseguem fazer desse planeta um local muito melhor de se viver. O amor sempre será a resposta!