Para você que se sente um pouco confuso sobre o tema moda e sustentabilidade, separamos um guia definitivo de coisas que você precisa saber!

Nossa equipe resolveu mergulhar fundo em um tópico que julgamos extremamente importante, só que sem esquecer a essência disso tudo. Portanto, criamos um guia para quem está querendo entrar para o mundo da moda sustentável e deseja respostas rápidas.

Afinal, estamos aqui para auxiliar e ajudar a criar sua jornada com a moda sustentável e indicar onde comprar e como encontrar peças únicas e repletas de estilo. E claro, completamente sustentáveis! Vem com a gente!

O que é a moda sustentável?

O termo moda sustentável vem sendo extremamente divulgado nas redes sociais atualmente. E na maioria das vezes, achamos o contexto errado ou que acaba não abrangendo o conceito por completo.

Primeiramente, vamos começar com o termo sustentabilidade. Do qual pode ser aplicado a praticamente tudo nos dias de hoje. Se trata de um conceito equilibrado e que tem como objetivo final, sustentar o mundo que vivemos da melhor maneira.

Estamos falando sobre o que as gerações futuras poderão desfrutar a partir das ações que fazemos hoje.

Existem três categorias, igualmente importantes:

  • Sociais;
  • Ambientais;
  • Econômicas.

De fato, não existe uma resposta concreta para esse conceito, e isso acaba variando dependendo de que parte do mundo você se encontra. Bem como, com quem você se comunica e principalmente em como nosso meio ambiente vive em constante mudança.

Todas as pessoas possuem diferentes valores, dos quais contribuem significativamente para determinar a sustentabilidade de uma peça ou produto. Portanto, é de extrema importância ter a mente bem aberta para entender que nada é sempre só preto ou só branco.

Comumente, para uma peça ser de fato considerada sustentável, ela necessita ser de fabricação ética, ecologicamente correta, acessível e duradoura.

Poderíamos fazer uma enorme lista de peças de roupas sustentáveis, porém, criamos uma lista simples de verificação que você certamente vai adorar.

Outros termos que você precisa estar ciente em relação a moda sustentável

Para nós da 37 trend, a moda sustentável é apenas o termo genérico dos que iremos listar logo abaixo. Todos desempenham um papel sustentável e importante!. Confira.

Slow Fashion

Antigamente tínhamos quatro temporadas diferentes na indústria da moda, atualmente com a chegada do Fast Fashion temos 52! Isso mesmo, semanalmente, muitas vezes em questão de apenas quatro dias, diversas marcas conseguem com rapidez transformar novas coleções. E estamos falando de grandes coleções.

É algo completamente insano, ou seja, a rapidez que isso acontece acaba sendo algo surreal. Já o slow fashion é vista através de marcas que apoiam as chamadas “cápsulas” como muitas outras praticam a sustentabilidade.

Como? Se concentrando muito mais na qualidade de suas peças do que na quantidade. E em peças totalmente atemporais, ou seja, que nunca saem de moda.

Moda circular

Esse é um conceito que nós da Thirty Seven Trend particularmente adoramos, simplesmente por ser completo. Da produção até o fim da vida útil dessas peças, elas conseguem reter valor por um tempo bem maior.

Isso envolve reciclagem e mais reciclagem, além de reparos e a diminuição da utilização de matérias-primas.

Moda ecológica

Esse já o tipo de moda que é exclusivamente focado ao meio ambiente. Além de manter o mínimo da pegada em relação a utilização de carbono.

Moda sem desperdício

Com a extrema quantidade de desperdício que a indústria da moda cria, sem nem mencionarmos as pilhas de roupas que acabam não sendo utilizadas e são jogadas fora – as marcas finalmente – vem se tornando mais conscientes em suas obras. Como? Utilizando tecidos que já existem.

A moda zero desperdício pode ser praticada das seguintes maneiras:

  • Tecidos e materiais usados em diferentes para diversos produtos;
  • Tecidos que são retirados de roupas e materiais descartados. Bem como, algumas marcas garantem que todas as partes de seu negócio já atuam totalmente com o desperdício zero. Parece difícil, mas é realmente incrível saber que existem marcas que se preocupam com este quesito!

Moda regenerativa

Esse é sem sombra de dúvidas os termos mais importantes dessa lista, dado ao estado mundial atual. Estatísticas provam que temos somente mais 60 anos de solo superior. Ou seja, o solo que é vital para alimentar todo o planeta. Se não atuarmos em como transformar a agricultura através de formas regenerativas, é capaz de não termos como fazer isso no futuro. Existem marcas atualmente que trabalham junto de fazendas regenerativas para a criação de tecidos como o algodão, por exemplo.

Moda ética

Esse é o termo mais típico quando nos referimos em como os trabalhadores deste nicho são tratados. As marcas vêm pagando seus fabricantes de maneira justa? O agricultor que cultiva o algodão utilizado em sua roupa também vem sendo tratado de maneira justa?

Claro que isso depende dos seus valores, bem como também existem coisas diferentes ao procurar no momento de efetuar uma compra ética. Vamos dar um exemplo simples, caso você seja vegano, você irá se atentar se o produto possui ou não produtos de origem animal.

Onde encontrar?

Existem inúmeras maneiras de como você pode se envolver com a moda sustentável. E em grande parte das vezes, provavelmente você já fez ou está fazendo algo positivo em relação a isso, sem nem ao menos saber.

Procure por marcas sustentáveis

Aqui mesmo na Thirty Seven Trend você encontra diversos designes de marcas sustentáveis para conferir, aqui você encontrará excelentes maneiras de apoiar a moda sustentável.

São designers que se preocupam em transformar a moda em uma indústria mais justa e ao mesmo tempo cuidando do nosso planeta. Design autoral e do bem!

Mais economia

Outra forma de apoiar a moda sustentável é optar por itens usados. Como brechós e lojas de artigos vintage. Se você conseguir encontrar o que está procurando em locais como esse, nós super recomendamos! É excelente manter uma peça de roupa pelo maior tempo possivel.

Dentro do seu próprio armário

De meses em meses, a dica é fazer uma tentativa e brincar com o que se tem em seu armário. E adivinha? Certamente você vai se apaixonar novamente por alguma peça que estava ali escondida.

Antes de jogar algo fora, sugerimos que você tente mantê-lo em seu guarda-roupas por mais tempo. Se necessitar de um pequeno ajuste, como um botão, conserte. Outra dica valiosa, é começar a trocar roupas com seus melhores amigos.

O que comprar?

Aqui nós adoramos o processo de criação de tecidos. E acredite, existem uma enorme quantidade de tecidos que são fabricados de maneira sustentável. Ou seja, você conta com muitas opções.

Listamos os tecidos mais populares entre as marcas de moda sustentável, e fica a dica:  busque por tecidos que sejam tingidos com plantas ecologicamente corretos ou corantes. E acredite não é tão difícil encontrar, aqui na Thirty Seven Trend você encontra!

Marca Grão feita toda em tingimento natural, disponivel aqui https://www.thirtyseventrend.com/marca/grao na 37 trend

Veja abaixo os tecidos que você deve procurar no momento de adquirir uma peça sustentável:

  • Algodão orgânico;
  • Cânhamo;
  • Lã;
  • Linho orgânico;
  • Lyocell – muito parecido com a seda – ou conhecido como Tencel que é feito a partir de eucaliptos;
  • Micromodal – muito parecido com o Tencel, porém é produzido a partir de polpas de faias, colhidas de forma sustentável;
  • Couro orgânico.

Um armário sustentável as vezes acaba sendo algo diferente para muitas pessoas. Existem orçamentos, valores, estilos e acessos diferentes. E claro, é uma jornada que se mantém em constante evolução, mas que esperamos que traga mais alegria e proposito para o seu guarda-roupas!

E aí, vamos juntos criar um armário baseado na moda sustentável?

SOBRE A AUTORA

THAIS MALULY

Jornalista, redatora e uma canceriana sonhadora. Acredita que viver é desenhar sem borracha! Gosta daquilo que a desafia. O fácil nunca a interessou. Já, obviamente impossível sempre a atraiu e faz de todos os seus recomeços e desafios uma força tangente para seu crescimento. Acredita que a união de pessoas podem e conseguem fazer desse planeta um local muito melhor de se viver. O amor sempre será a resposta!